Experiência do candidato, importa?

 

Nos últimos 5 anos venho acompanhando ainda mais de perto como é o processo seletivo das mais diversas empresas pelo Brasil e pelo mundo.

Eu ajudo profissionais em todos os níveis – estagiário à CEO olharem para si, construírem suas histórias, elaborar suas estratégias de busca, fortalecerem seus skills de entrevistas e por aí vai.

E depois disso, por mais que parece que estamos tentando manter tudo calmo do nosso lado, vibramos e muito quando vem a resposta positiva de cada etapa de um processo, e ao mesmo tempo, ficamos inconsoláveis quando a resposta é que não foi dessa vez.

E por mais chato que as vezes pode parecer uma resposta negativa, o que mais percebo que incomoda mesmo os candidatos é a maneira como os processos são conduzidos. O fato da empresa ou a consultoria não dar nenhum retorno depois daquela primeira rápida entrevista, ou até da primeira entrevista com o RH, é quase que um padrão, o MUNDO já sabe que é assim e por mais que as vezes exista algum tipo de expectativa, parece que uma grande maioria já aceita.

Mas o que acontece e muito é:

O candidato vai passando de fase e ficando cada vez mais próximo de alguma pessoa que faz o contato.

Outros, recebem cases enormes para serem preparados, respondidos e apresentados. Muitas vezes em inglês.

Fazem entrevistas com pessoas do mundo todo para saber se tem o fit ou não.

Viajam para o exterior

E quantos que não precisam as vezes mudar muito o caminhar de suas vidas pelo simples fato de conseguir atender o pedido de uma entrevista.

E sabe o que acontece depois?

As pessoas que estão conduzindo os processos por estarem em Workshops intermináveis, Viagens importantíssimas, Reuniões que vão mudar o curso da empresa – NÃO DÃO UM SIMPLES FEEDBACK OU NENHUMA SATISFAÇÃO de como o processo está andando ou se ainda está andando.

Todos nós sabemos que as vezes realmente o trabalho nos consome, que algo ocorre e precisamos parar tudo – mas a minha pergunta é: ESSA É A IMAGEM QUE SUA EMPRESA QUER PASSAR AO CANDIDATO/CLIENTE?

É interessante como muitas vezes já recebo uma resposta assim: Mesmo se eles responderem agora já acho que não vale a pena. E quantos que realmente preferiram não seguir por conta dos descasos nos processos.

Não quero levantar a bandeira aqui falando que todas empresas façam isso, e que do lado dos candidatos não ocorram problemas e chateações – Quanto puxão de orelha que também damos por aqui! E claro que também não somos bobos – se existe uma demora no retorno, praticamente já sabemos que é hora de seguirmos para uma próxima oportunidade.

Mas como profissional que vivencia isso todo santo dia, ainda acho que valha muito a pena falar sobre esse clichê e importante alerta:

Seja o RH ou quem quer que seja que esteja a frente do processo seletivo, pense no quão pode causar uma boa impressão se conseguir ter um processo seletivo mais estruturado, e vou até ousar a dizer mais humano!

Você não estava buscando algo para dizer que contribui com a estratégia da organização? Olha aí uma super oportunidade!

 

Um abraço e até a próxima…


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