Coaching é para quem está prestes a ser demitido(a)?

Hoje escolhi falar de algo que é muito, mas muito comum ouvir de muita gente dentro de organizações. Tem gente inclusive que quando é convidado para participar de um processo de coaching já logo pensa – Estou prestes a ser demitido, é minha última chance.

Isso pode até ser para algumas empresas ainda, mas vou logo dizendo, cada dia mais, isso tem se tornado um mito.

Realmente, era muito comum, as organizações tratarem o desligamento de um executivo da seguinte maneira:

“Olha, sua performance nao está atingindo o que é esperado, então, antes de te desligar, como ainda acreditamos muito em você e no seu potencial, vamos te pagar um processo de coaching. Aproveito-o da melhor forma, ok?”

Hoje, com o coaching sendo um processo cada dia mais conhecido pelos profissionais de RH, e ao perceberem o quão de retorno podem dar a empresa (veja post Coaching traz mesmo resultado?) as mesmas começam a utilizar o coaching como uma ferramenta de desenvolvimento de competências dos indivíduos que foram identificados como futuros líderes da organização.

Se sua empresa ainda não pensa dessa forma, é bom avaliar se não vale a pena de fato eles já incluírem no pacote, além do coaching um processo de outplacement.

Só para você ter uma ideia, em 2004, uma pesquisa realizada nos EUA com gerentes de RH, 86% das empresas já diziam utilizar o coaching como ferramenta de desenvolvimento para profissionais que tinham sido identificados como potenciais futuros líderes.

Confesso que vejo o Brasil um pouco distante dessa realidade, mas estamos caminhando!

Isso que é importante.

Por hoje é isso..

Um abraço e até a próxima…

 

Credito de imagem: pixabay.com


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *