Como sua empresa comemora o Dia da Mulher?

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e no Brasil, acredito que mais do que em muitos lugares do mundo, esse momento é bem lembrado. Ainda tenho dúvidas se é mais lembrado pelo pensamento capitalista ou realmente pelo fato de se tentar transformar alguma coisa.

Mas considerando que se temos esses momentos, é importante tentar de alguma forma trazer a lembrança de que ainda temos muito que caminhar com esse assunto, vale aqui uma reflexão.

Se o RH da sua empresa ainda no dia de hoje está dando uma rosa, um bombom ou até que aquele curso de maquiagem naquela bonita sala de reunião…
VOCÊ PODE ATÉ AGRADECER POR ISSO… mas eu ainda ficaria de olho se o que a empresa está de fato pregando é o que você como mulher realmente merece.
– Respeito
– Igualdade nos salários
– Oportunidades iguais
E por aí vai!

Não preciso de pesquisa nenhuma para sabermos que mulheres, principalmente com filhos investem mais tempo com responsabilidades de casa do que os homens. Ainda é difícil escutar o que escutei de um amigo e cliente um dia desses:

“Não tenho que só AJUDAR minha esposa com meu filho ou com as coisas de casa, preciso fazer meu papel de pai e de marido”.

Diante disso, e por ter já ouvido de muitos executivos de RH renomados que essa ladainha de que mulheres ganham menos que homens é balela, BALELA seria se esses mesmos executivos de RH, fossem homens suficiente para peitar o sistema e revissem alguns pontos importantes nos processos organizacionais.

Um bom exemplo disso é a gestão de desempenho. Tenho ainda visto muitos casos de que a gestão da performance não é baseada apenas nos atingimentos de bons resultados e de maneira adequada. O quanto a pessoa trabalha e fica na organização ainda importa e muito.

Se muitas mulheres precisam se ausentar para fazer o serviço que maridos e pais que não estão dividindo adequadamente esse papel, o jogo fica completamente desfavorável. E aí, performance mais baixa, gera menos aumentos, menos promoções e menos oportunidades.

Muitas empresas ainda de uma vez por todas precisam discutir e definir o que significa “trabalhar duro” e “trabalhar de maneira inteligente”.

Clareza no que é exigido em determinada função, metas claras, com métricas e conversas claras sobre resultados, perspectivas de carreira e oportunidades é fundamental para evitar qualquer viés em calibrações de desempenho que muitas vezes, passa completamente desapercebido pela liderança o quão preconceituosos eles estão agindo discutindo quem é ou foi o melhor. E como eu li ontem em um comentário de uma das participantes do grupo de RH que participo, que as vezes esse momento mais parece um período de conselho de classe, ah parece!

Vamos em frente!

Um abraço e até a próxima…


5.00

2 thoughts on “Como sua empresa comemora o Dia da Mulher?”

  1. Bem colocado, Paulo! A florzinha no dia das mulheres é um gesto simpático, mas é uma forma falsa da empresa dizer que se importa com as mulheres, se no dia a dia, a empresa não trata os funcionários com igualdade.

    1. Oi Marina, obrigado pelo seu comentário e é isso que acredito mesmo que seja o mais importante. E gostei muito do seu post… mulheres também bebem whisky… temos que parar de sempre focar nos rótulos que passam a imagem de inforioridade! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *