FEEDBACK EM TEMPO REAL: Será possível?

Fim de ano se passou e com ele muitas empresas estão fazendo ou já fizeram o processo de avaliação de desempenho para fechar o ano.

Porém, como ficou bastante evidente no ano de 2015, muitas grandes empresas abandonaram o velho sistema de notas e adotaram o que é chamado de REAL TIME FEEDBACK (Feedback em tempo real).

Esse formato de avaliação pode fazer com que os funcionários sintam-se mais reconhecidos pelo trabalho que eles estão fazendo agora e não somente 6 ou 12 meses depois do que já aconteceu.

E o mais sério disso tudo, para não dizer engraçado, é que toda conversa que tenho com meus clientes, sem exceção, trazem que o feedback que tiveram foi o de sempre, e quando questiono o que significa o de sempre: O gestor não trouxe ou não construiu um plano de desenvolvimento, ou não soube dar um exemplo concreto sobre determinado comportamento, ou nem feedback recebem!

É quase aquilo – o líder acha que dá um bom feedback e você finge que está de acordo, ou o líder acha que dá um bom feedback e você fica irritadíssimo!

Na minha visão, o Feedback em Tempo Real traz um benefício enorme ao funcionário e a empresa, até porque a qualidade do feedback melhora, algum ajuste na performance acaba sendo apontado rapidamente e a produtividade, ah o tão sonhado resultado, pode sem dúvida crescer ainda mais.

O FEEDBACK EM TEMPO REAL também cria um valor e eleva aquele difícil diálogo onde não apenas o gestor fala, mas também começa a escutar mais. Somando-se ainda a isso, é uma grande oportunidade de você dar feedbacks e fazer a motivação e o resultado crescer sem colocar o seu funcionário que você muitas vezes vê 1 vez ao ano porque ele fica no extremo norte do país dentro de uma caixa com algumas perguntas já pré-elaboradas.

FEEDBACK EM TEMPO REAL, nada mais é que colocar em prática o que um líder deve fazer de fato – ser um coaching do seu funcionário constantemente.

Não sei para você, mas para mim, isso faz todo o sentido!

Mas como fazer esse processo em tempo real? Bem, citarei aqui as que já desenvolvi na prática e as que já li ou vi funcionando em algumas empresas, como por exemplo:

Gestores incluem em suas agendas uma reunião semanal individual, ou já vi líderes criando uma rotina de e-mails onde se faz um resumo e feedback sobre o que aconteceu na semana.

Já vi e implementei um programa de comunicação na própria intranet onde o gestor a acessava e fazia os devidos registros sobre a performance do funcionário constantemente.

Também já trabalhei com rápidas pesquisas de engajamento e programas de reconhecimento em tempo real.

E já vi empresas que investiram em aplicativos no celular para registros de feedback.

Esses formatos que são através de sistema, podem inclusive trazer um outro ponto positivo, que é incluir feedbacks de pares e de líderes não necessariamente diretos.

O que achou dessa ideia?

Se você é gestor, que tal colocar isso na sua agenda? Caso não seja, será que dar essa ideia ao seu líder não seria uma boa?

Bom feedback para você!

Um abraço e até a próxima…

 

Crédito de imagem: pixabay.com

 


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