Gerencie como uma mãe

 

Trabalhar duro para ter sucesso, bons hábitos e autoconfiança são alguns dos atributos que as mães ensinam logo cedo para seus pequenos.

Lee Cockerell, ex-vice-presidente executivo de Walt Disney World, disse que um dia gostaria de escrever um livro com o título deste artigo, pois fora sua mãe quem, de longe e mesmo comparada aos grandes mentores que teve, mais o havia ajudado a se tornar a pessoa que é hoje.

Ele enfatiza as atitudes necessárias para o gestor como algo que vem de berço e que são coisas que deveriam ser mantidas ao longo da vida. As mães fazem quase que institivamente, é a mentalidade que orienta a criação e incute os valores importantes que deveriam ser cultivados. Ou seja, os líderes, assim como as mães, buscam ajudar a encontrar o melhor que há em “seus filhos”.

Além disso, as atitudes ainda contribuem com a “visão de longo prazo”, afinal, há uma preocupação das boas mães com que tipo de adultos querem que seus filhos se tornem, por isto há ênfase na educação, na autoestima e autoconfiança, na segurança e valorização desde o dia que os filhos nascem… o mesmo vale para os líderes e suas equipes.

É como se existisse uma validação mental para cada atitude a ser tomada, uma voz que fica na mente dizendo “Mamãe gostaria de saber que você fez isto? ”.

Lee enfatiza que todas as pessoas, principalmente as envolvidas em atendimento ao cliente, sempre se questionassem nestes termos. Isto os tornaria melhores atendentes e gestores.

Vou listar aqui alguns pontos que ele menciona e que denominei “princípios da mamãe”:

1) RECEBA BEM AS VISITAS

Quando uma nova criança chega ao bairro ou à escola, dê as boas-vindas e faça com que ele se sinta à vontade. Seja receptivo e integrador. Explique as regras do parquinho e se ele não souber algo, ajude-o.

O QUE MAMÃE ENSINOU: Tenha um ótimo desempenho e aprenda a trabalhar em equipe, faça com que seus colegas e colaboradores sintam-se parte do time, oriente-os, encoraje-os e ajude a corrigir erros. Não se esqueça de elogiá-los.

 

2) USE AS PALAVRAS MÁGICAS E OLHE NOS OLHOS

Palavras-mágicas abrem portas. Nunca peça algo sem dizer “POR FAVOR”, nunca se esqueça de agradecer com “OBRIGADO”. Quando falar comigo, olhe nos meus olhos.

O QUE MAMÃE ENSINOU: Seja educado, cordial e respeitoso no seu trato com as pessoas. Atenda seu cliente – interno e externo, da melhor maneira possível. As pessoas tendem a não ser rudes e ficarem centradas – ou se acalmarem – quando alguém as trata com respeito, educação e empatia.

 

3) SE COMETER UM ERRO, DESCULPE-SE

Se pegou o boneco sem pedir, devolva-a imediatamente e se desculpe com seu amigo. Se contou uma mentira, conserte o que disse e se desculpe. A mentira tem perna curta e um erro precisa ser corrigido.

O QUE MAMÃE ENSINOU: Aprenda com seus erros, nunca minta ou engane. Se deixar alguém chateado ou incomodado, aproxime-se e tente resolver a questão. Não ignore nenhum acontecimento para evitar que atinjam proporções maiores.

 

4) SE NÃO PUDER DIZER ALGO GENTIL, FIQUE QUIETO

Pare de reclamar das coisas, da comida, dos brinquedos, do que não tem. Fique sabendo que tem gente que não tem nada disso e ficariam felizes com qualquer coisa. Não seja mal-agradecido. Trate os outros como gostaria de ser tratado.

O QUE MAMÃE ENSINOU: Dois ouvidos, uma boca. Aprenda a ouvir os outros, seja empático, não almeje tudo o que os outros têm e agradeça pelo que conseguiu. Não reclame e seja grosseiro com as pessoas, pois palavras magoam. Trate os outros como gostaria de ser tratado, não custa repetir…

As mamães estão certas. Querem que seus filhos vão à escola cheios de energia e confiança, decididos e amistosos, fazendo tudo com excelência, não desistindo perante obstáculos, jogando sempre limpo. E certamente gostariam que isto continuasse na vida adulta. Só assim poderiam encher a boca para dizer: “Este é o meu filho! ”.

Muitos destes princípios caem como uma luva quando falamos de atendimento ao cliente, de liderança e, principalmente, de valores pessoais. Incrível como é fácil encontrar exemplos em todos os lugares e empresas que são o oposto de tudo isso…

Em tempos de corrupção à tona, um monte de gente querendo tirar vantagem de tudo, de dar um jeitinho para qualquer coisa, há muitas mães que deveriam estar realmente envergonhadas de seus filhos… uma pena…

Abs e não deixe de aproveitar a vida.

Gláucia

Sobre a autora:

Glaucia Miyazaki – parceira RH|PM

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Sou empreendedora, executiva e Coach com mais de 20 anos de experiência profissional no chamado “Mundo Corporativo”, atuando em cargos de liderança e diretoria das áreas de Marketing, Vendas e TI de diversas empresas mercado. Publicitária formada pela ESPM/SP, Pós-graduada em Administração e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP. Vivenciei de tudo: de pequenas familiares a gigantes varejistas, de Entretenimento a Telecom, de Start-ups a falimentares, de serviços e de produtos, de organizadas as sem muitas regras…. Tenho uma abordagem mais holística sobre a gestão e seu papel e sou conhecida pela forma franca e direta de me expressar. “Quando me pedem um feedback, já vou logo perguntando: Com ou sem açúcar? ”.

Adoro tecnologias, inovação, sou mãe (dois lindos meninos), mulher, esposa e adoro cozinhar.

Crédito de Imagem: pixabay.com


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