Lidando com pessoas difíceis

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Acredito que boa parte dos nossos leitores já tenham se deparado com pessoas de temperamento difícil ao longo da vida. Mas, o que fazer quando encontrar pessoas como estas no ambiente profissional?

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Hoje é muito comum trabalhos multifuncionais para acelerar a entrega de resultados das empresas, por isso é muito importante saber lidar com diferentes tipos de personalidades para se destacar na carreira. Mas, como nem todo mundo é igual, relacionar-se com o outro pode ser um desafio.

A solução mais simples e óbvia seria se afastar o máximo possível, agir da mesma forma e até mesmo cortar qualquer tipo de relação, mas como neste cenário isso passa a ser praticamente impossível, que tal tratá-lo de forma inesperada? Às vezes nos limitamos à agir da mesma forma e não nos atentamos às diversas possibilidades de quebrar um ciclo conflituoso.

Acredito que se esta pessoa ainda está trabalhando na empresa algo de bom que ela tem para contribuir, então por mais difícil que possa parecer, centralize seu olhar na situação, tente ser imparcial e neutro no cenário. Fazendo este movimento, você poderá transformar a atitude da pessoa em relação à você e automaticamente desconstruir uma situação que está regada de percepções pessoais e possíveis julgamentos. Provavelmente, se você conseguir “limpar as lentes” poderá enxergar uma intenção positiva nesta relação.
Algumas dicas podem facilitar o seu dia a dia:

  • Nunca pessoalize a relação, mantenha sempre o respeito e seja sempre educado.
  • Nunca contra-ataque: esta atitude transforma desentendimentos em lutas por ego e poder.
  • Não fale mal: cuidado ao falar sobre esta pessoa com seus colegas. Fofoca não é positivo em nenhum contexto.
  • Mantenha foco total no seu trabalho: não permita que esta pessoa tome conta do seu pensamento e desvie sua atenção.
  • Caso sinta-se prejudicado, converse pessoalmente com a pessoa e tente resolver a situação.
  • Envolva seu líder: tenha uma conversa franca, transparente e sincera sobre o tema.

Nem sempre temos a possibilidade de escolher as pessoas com quem vamos trabalhar ao longo da nossa carreira e dificilmente o outro irá mudar por nossa causa. Por isso, cabe a nós a mudança dos nossos comportamentos e atitudes diante destas situações. Neste momento, não importa quem está certo ou errado, o que realmente interessa é construir relações respeitosas e tornar seu ambiente profissional mais saudável.

Forte abraço!

Sobre a autora:

Priscilla Salaorni de Godoy – parceira RH|PM

Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, cursando Consultoria de Carreira. É Gerente de Recursos Humanos e Coach certificada pela ICF (International Coach Federation).

Crédito de Imagem: Pixabay


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