Você é melhor do que seu chefe?

foto

Melhor, por si só, já é um conceito muito amplo. Melhor em quê? Na opinião de quem?

Vamos por partes…. Já não é novidade que no mundo corporativo um grande líder é aquele que é um exemplo, alguém admirável, ou que pelo menos tenha algumas atitudes ou conhecimento que sejam admiráveis e reconhecidos, que sirva de modelo, de referência e até de inspiração.

Grandes líderes geralmente se cercam de pessoas extremamente competentes, pois quanto melhores elas forem, melhor será o desempenho da área ou da empresa que ele lidera e mais reconhecido pelos seus resultados e capacidade de gestão ele será.

E os grandes líderes não necessariamente precisam ser excelentes técnicos. Conheci muitos executivos de sucesso que tinham como sua principal força a capacidade de liderar, de reunir e direcionar as pessoas e seus esforços para um objetivo comum sem, necessariamente, terem um conhecimento técnico muito profundo. Isto não significa que dá para manter a liderança só no ‘gogó’…

Claro há aqueles líderes que também têm a competência técnica exacerbada. Este conhecimento se torna um grande diferencial e potencializa a liderança, não sendo raro a pessoa se tornar uma referência. Mas isto só ocorre quando o técnico tem capacidade de gestão, do contrário, será quase como um cientista maluco, um gênio solitário, que não consegue delegar e gerir, mas acaba ocupando a posição de liderança pelo contexto da empresa, tempo de casa, etc.

Também não poderia deixar de mencionar aqueles que não tem a liderança inspiracional, nem a competência técnica, mas estão lá naquela posição por algum motivo, que neste momento não vem ao caso…. Então eles se cercam de pessoas muito competentes que dão conta do recado e tudo incrivelmente funciona. No final, tem seu mérito: habilidade de se proteger.

Pior são os chefes que temem serem ‘engolidos’ pelos subordinados, então vivem dificultando a vida dos coitados, pegando no pé ou ainda preferem nem os contratarem… Daí o resultado não vem, a equipe fica fraca, e geralmente ele faz o tipo: “Eu ganhei, nós empatamos e você perdeu…”.

O ponto principal é, se você se acha melhor que seu chefe por qualquer motivo, ótimo!

Você pode ter o privilégio pertencer a um time com um líder de visão, que sabe que estar cercado de mentes brilhantes, o que só contribui ainda mais para os melhores desempenhos e resultados da área e então ele é alguém para você se inspirar;

Ou você tem um chefe hábil e esperto, que completa suas lacunas com a habilidade de seus subordinados, o que, caso ele seja inspirador e compartilhe conquistas, também dá ótimos resultados.

Ou ainda você pode estar sob um chefe horroroso, que não sabe e nem quer gerir, que teme perder poder, ficar para trás e que pode atazanar sua vida…
Em todo os casos, nunca é tão ruim assim, basta você olhar a questão por outro ângulo. E caso ainda se sinta muito incomodado, então não queira mudar o chefe, melhor trocar de chefe! Atualize logo seu CV, mãos à obra e sem mimimi.

Abs, e não deixe de aproveitar a vida!

Sobre a autora:

Glaucia Miyazaki – parceira RH|PM

Sou executiva e Coach com mais de 17 anos de experiência profissional no chamado “Mundo Corporativo”, atuando em cargos de liderança e diretoria das áreas de Marketing, Vendas e TI de diversas empresas mercado. Publicitária formada pela ESPM/SP, Pós-graduada em Administração e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP. Vivenciei de tudo: de pequenas familiares a gigantes varejistas, de Entretenimento a Telecom, de Start-ups a falimentares, de serviços e de produtos, de organizadas as sem muitas regras…Tenho uma abordagem mais holística sobre a gestão e seu papel e sou conhecida pela forma franca e direta de me expressar. “Quando me pedem um feed-back, já vou logo perguntando: Com ou sem açúcar?”.

Além disto sou mãe (dois lindos meninos), mulher, esposa, estou trabalhando em um livro sobre Gestão e adoro cozinhar.

Crédito de Imagem: pixabay.com


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *