É muito fácil falar de feedback, principalmente quando o feedback não é você que dá ou não é para você. O RH do MORENO inclusive já deu dicas para quando você precisa dar feedback para alguém – Preciso lhe dar um feedback.
Mas e quando esse alguém é seu chefe?
CUIDADO! Uma dor no traseiro pode estar a vista.
Tirando a brincadeira de lado, confesso que já vi de tudo ao longo da minha carreira.
Chefes que após receberem feedbacks de seus diretos, acabam ficando no pé do funcionário e a relação vai desgastando e até mesmo aqueles que são extremamente abertos e estimulam seus reportes a darem feedbacks e utilizam esse retorno como parte do seu crescimento como líder.
Então, antes de sair dando feedback para seu chefe, é importante que você o conheça bem, tente perceber os interesses dele e até mesmo entender qual é a cultura da empresa, se ela estimula esse tipo de conversa.
Mas, independente de avaliar os pontos acima, antes de tudo, é importante você adquirir confiança e respeito. Não tente avaliá-lo ou julgá-lo sem o conhecer direito e já sair falando qualquer coisa, com certeza pode ser prejudicial a sua permanência na empresa. Para adquirir esse respeito e confiança, busque participar bastante das reuniões que você tem com ele, sempre colocando pontos que ajudam na evolução e crescimento da empresa e da própria área.
Ah, e principalmente, evite excesso de reclamações e traga soluções.
Feito isso tudo, tanto quanto ouvir, elogios ou notícias boas também são mais fáceis de dar. Porém, não deixe de gradativamente ir pedindo feedbacks sobre o seu trabalho, que no meio dessas conversas, você vai encontrando um espaço para conduzir um boa conversa sobre o estilo dele, nem que seja uma simplória opinião pessoal.
Não tenho dúvidas que tanto quanto para ele, você, chegar nesse estágio da condução desse processo, é um grande passo de maturidade e crescimento.
E você, costuma dar feedback ao seu chefe? Que tal dividir aqui conosco?
Um abraço e até a próxima…
Estou indo falar com o meu!