Não caia no conto das falsas consultorias de seleção

Tenho reparado que tem muita gente falando comigo sobre algumas empresas de recrutamento e seleção que entram em contato e cobram para ajudar em uma possível recolocação.
CUIDADO
Se alguma empresa te ligar, falar que tem uma vaga com seu perfil, com um salário super adequado e depois no finalzinho dizer que você tem que pagar uma quantia para participar dessa posição porque você tem 99% chance de ser contratado – SAI FORA!

Muitas vezes eles convidam você para ir até um local e chega lá e ainda falam que para você concorrer a vaga, você tem que fazer alguns testes psicológicos e para isso você tem que pagar.

O pior – o discurso e a vaga são tão atraentes que você paga. Muitas vezes porque o profissional está muito querendo um trabalho ou até mesmo mudar de emprego e isso acaba fazendo as pessoas se deixarem levar pela emoção e empolgação e caem nessas armadilhas.

Algumas dicas para você não cair nesse tipo de coisa:


– Não aceite entrevistas aos fins de semana. Normalmente essas falsas empresas utilizam de falsos escritórios e aproveitam o fim de semana para “maquiarem”o local.

– Consultoria com e-mail @yahoo, @hotmail, @gmail e etc – Dê uma olhada e tente pesquisar se a empresa de fato existe e se alguém conhece.

– Se te oferecerem um emprego com início quase que imediato, sem ao menos você passar por entrevistas pela empresa – questione-se!

– Cuidado com vagas exatamente com o seu perfil e expectativa salarial. As vezes você acabou preenchendo algum cadastro online e colocou todos os dados que acabam sendo utilizados justamente como isca para você.

– Confesso que nunca em toda minha vida profissional, vi empresas de recrutamento e seleção cobrando candidatos para conseguir um trabalho. 
O processo sempre é o mesmo – a empresa tem uma vaga e contrata a consultoria. O responsável pelo pagamento de todo o processo é somente a empresa que contratou a consultoria.

– Caso você ainda queira acreditar que a empresa esteja fazendo um trabalho sério, atente-se se tiver que assinar algum contrato e negocie para que as taxas sejam pagas apenas junto com seu primeiro salário – quando já empregado.

– Conselho: NUNCA PAGUE NENHUMA TAXA LOGO EM SUA PRIMEIRA VISITA!

– Não seja uma vítima dessas empresas, e se você participar de algo que você se sentiu lesado, não esqueça – Dirija-se até o PROCON e os denuncie.

E você, já caiu ou percebeu algo desse tipo?

Não deixe de registrar aqui seu comentário e contar o seu caso.

Um abraço e até a próxima…


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *