Deve-se confiar nos sites que permitem avaliações de empresas?

Hoje em dia tem se tornado muito fácil saber se um restaurante tem um bom atendimento ou qual o prato preferido dos clientes. Se você está em um site comprando algo online, sempre procura saber se aquela loja ou vendedor tem boas referências, desde cumprimento de prazo de entrega até a qualidade do produto.

Se isso tem se tornado tão comum nos dias de hoje, será que vale também confiar nos sites que recolhem informações/avaliações sobre as empresas?

Sites como Glassdoor, Lovemondays e alguns outros tem ficado cada dia mais famosos com esse tipo de avaliação.

Mas será que nós brasileiros levamos essas informações a sério na hora de tomar decisão sobre a empresa?

Uma vez ouvi de um professor da faculdade que na média, um cliente feliz contará a experiência para outras três pessoas, enquanto um cliente insatisfeito irá contar para nove ou dez.

Claro, não estamos falando de produtos ou restaurantes, mas acho que a mesma lógica pode ser aplicada nesse tipo de avaliação, não?

Um funcionário que é demitido ou que teve um chefe que não lhe agradou muito, tende a estar bem frustrado e consequentemente mais propício a fazer qualquer comentário nesse tipo de site do que um funcionário que está satisfeito ou que pediu demissão apenas porque conseguiu uma oportunidade melhor de trabalho.

Mas calma…

Isso é apenas o meu ponto de vista e não estou dizendo de forma alguma que você não deva acreditar nesse tipo de avaliação, mas minha sugestão é sem dúvida tentar outras maneiras de buscar informações antes de aceitar ou não trabalhar para qualquer que seja a empresa.

O que você pode fazer com essas avaliações é utilizá-las a seu favor na hora da entrevista e questionar sobre alguns pontos quando tiver a oportunidade e seu momento de entender melhor sobre a empresa.

Por exemplo…

Se lá nas avaliações a nota sobre liderança é baixa, não perca a oportunidade de questionar como é o estilo gerencial da empresa e analise a resposta que é dada pelo entrevistador. Minha única recomendação é não levar para a entrevista que você viu esse tipo de avaliação ou já vai soltando a pergunta com um tom de acusação para tentar colocar o selecionador em alguma enrascada. Isso sem dúvida não vai cair bem!

Mas para mim, o melhor caminho para você ter as melhores informações sobre a empresa é perguntando diretamente para algum conhecido que trabalha ou já trabalhou por lá. Caso isso não seja uma possibilidade, faça leitura de como foi todo o processo seletivo – o respeito que cada um teve com você, o tempo de espera, a preocupação com seu bem estar, a disponibilidade em responder suas perguntas, interesse em sua história, etc. Tente observar também se os funcionários que vão passando pela recepção estão sorrindo, se no local de trabalho estão interagindo ou todos escondidos atrás de seus computadores e vá comparando com o seu estilo, com o que você se identifica.

Uma coisa eu te garanto, ninguém mais adequado para responder se você se sentiu bem em todo o processo do que você mesmo, então fique atento a tudo e todos e super boa sorte!

Um abraço e até a próxima…

 

 


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *