“Se o preconceito é uma doença, a informação é a cura.” Esta é a mensagem principal dos cartazes HIV positivos espalhados pelas ruas de São Paulo. A campanha foi elaborada pela agência Ogilvy & Mather Brasil para a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV) com o intuito de diminuir o preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV.
Além dos cartazes, a agência produziu um vídeo que ilustra o processo de confecção do material e a recepção da campanha ao chegar às ruas. Os nove voluntários que forneceram amostras de sangue acompanham a equipe para observar a reação do público.
A ideia para a campanha partiu da informação que o vírus não sobrevive por mais de uma hora fora do corpo humano. “O cartaz humaniza o problema e traz as pessoas para próximo, mostrando que é possível viver numa sociedade sem preconceito. Prova disso são as reações emocionadas que estamos tendo de quem passa pelas ruas e vê esse material”, explica Aricio Fortes, VP de criação da Ogilvy Brasil.
No total, 300 cartazes foram colocados em pontos de ônibus, faculdades e bares da cidade de São Paulo. Além disso, uma ação especial foi executada com o jornal Metro, que inclui como sobrecapa o cartaz em sua edição do dia 29 de abril.
Um abraço e até a próxima…
Fonte: correio 24 horas