Como receber “curtidas” sobre sua liderança

[column size=”one-third”][/column]

[column size=”two-third” last=”true”]

Você é um líder com um monte de reportes Geração Y?

E mais do que isso – no seu interior você fica imaginando – “Que saco! Esses jovens querem atenção e feedback toda hora. Não tenho tempo para isso.”

[/column]

 

Então, primeiro de tudo: Você já parou para associar o motivo pelo qual o jovens querem feedback o tempo todo?

A cada foto que eles postam, cada frase que escrevem ou cada piada que contam nas redes sociais, em menos de segundos, começa a vir uma enxurrada de curtidas, feedbacks, discussões, etc.

Ou seja, eles cresceram acostumados a ter respostas rápidas para tudo que fazem. É aquela coisa de busca constante de gratificação instantânea. E claro, que automaticamente, eles levam essa expectativa para o mundo organizacional, que é bem diferente – ou melhor, nenhum outro lugar é possível dar feedbacks tão rápidos como no mundo digital.

Mas a dica aqui é a seguinte – se você e sua empresa não estão mais felizes em perder jovens talentos e muito menos verem a rotatividade da equipe aumentar, que tal começar a adotar algumas situações de feedback que se adequam a realidade deles?

– Ao invés de esperar as revisões semestrais de feedback, comece a dar feedbacks instantâneos.

Isso mesmo! Não requer muita prática e nem muito tempo. A cada trabalho realizado, experimente apenas reconhecer com palavras rápidas – “Ótimo trabalho “Fulano” – Esse relatório ficou realmente muito bem analisado.” E olha que você pode dizer isso no corredor, no caminho do banheiro, descendo o elevador. Não tem desculpas hein!

– Se você quer aumentar ainda mais a produção da equipe, utilize Whatsapp ou o próprio bate papo do facebook para diariamente você agradecer do que foi feito no dia, mostrar o que poderia ser diferente e já orientar como proceder no dia seguinte. Dê aquele boa noite e repare como isso começará a fazer diferença.

Não quero que pareça que é simples e que a Geração Y é “bobinha” e só fazendo isso vai resolver. Na verdade, essas ações são boas para qualquer geração nos dias de hoje. Mas o que venho reparando em algumas conversas que tenho com clientes e amigos é que ainda existe aquele incomodo com a geração Y.

Você tem a escolha – ter uma equipe mais produtiva, feliz e preparada ou se irritar a cada vez que algum jovem de sua equipe ficar lhe pedindo algum feedback.

Pois bem, saiba que essa é a nova realidade e se você quer parecer um líder diferente e começar a ganhar pontos com essa geração, comece a fazer algumas pequenas mudanças em seu estilo de gestão, você vai ver que não é muito difícil e que sem dúvida começará a ficar bem falado na organização.

Até porque eles adoram dar feedbacks sobre as pessoas que eles admiram ao RH. Saiba disso!

 

O poder está com você!

Um abraço e até a próxima…

 

Sobre o autor:

Paulo Moreno – fundador RH|PM

Consultor, Senior Coach Executivo e de Carreira

Além de executivo da área de RH,  fundador desse blog, coaching profissional de carreira, especialista em análise e criação de currículos e entrevista por competência,  sou caçula de 3 irmãos, casado, tenho uma enteada vivendo em plena adolescência, uma sobrinha e um sobrinho (lindos), moro só 4 quadras do Central Park, amo jogar tênis por lá e para fechar com chave de ouro, vivi umas das maiores emoções como corinthiano indo ao Japão em 2012.

 

Crédito de Imagem: Pixabay


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *