Sua empresa no último ano, contratou algum funcionário com mais de 40 anos?

2 meses atrás mais ou menos, comecei um cliente novo no processo de coaching executivo. Carreira internacional, passagem por grandes empresas, na própria empresa que estava, teve uma carreira crescente e 1 ano atrás foi lhe dada a oportunidade de começar uma oportunidade fora do país para lhe desenvolver para que no futuro pudesse assumir a tão sonhada posição de diretoria.

Nesse 1 ano em que estava fora, a empresa já vinha sofrendo grandes transformações culturais, porém ela foi se transformando ainda mais e pelo mundo afora pessoas foram sendo demitidas, posições deixadas de existir, outras novas a surgir, mas o principal: quem é que ainda tinha o perfil para essa nova cultura, para essa nova organização que estava por vir?

E no caminhar dos seus 35+ anos de idade, Gerente Sênior, ele é convidado a voltar ao Brasil e ouve de um dos diretores da organização que se não se tornou diretor até agora, não é com essa idade que se tornará mais.

Ficou pensativo(a)?

Veja essa…

Dias atrás, leio uma matéria no New York Times, se não me engano, dizendo que na China o número de pessoas acima de 30 anos, isso mesmo, você está lendo certo, 30 anos, que trabalham com tecnologia, já não servem mais ao mercado de trabalho e estão sendo dispensados de algumas empresas, pois a China mais do que nunca quer se consolidar como um país líder em tecnologia no mundo, e para isso, quer apenas jovens com menos de 30 anos nesses cargos. E sabe o que está acontecendo com esses profissionais? Alguns se suicidando!

Choca, né?

Agora, olha que interessante!

Também dias atrás, separo um artigo para ler no LinkedIn, e simplesmente é um estudo do MIT, onde o Silvio Eduardo Andrade descreve bem:

Não são os jovens de 20 anos que estão mudando o mundo com suas startups. E sim os acima de 40 anos!

Não acredita? Leia o artigo dele e veja que interessante!

https://www.linkedin.com/pulse/não-são-os-jovens-de-20-anos-que-estão-mudando-o-mundo-andrade/

Basicamente você viu no artigo que ele escreveu e nos dados do estudo que ele pontuou que pessoas acima de 40 anos que tem de fato fundado as startups, inclusive as mais bem sucedidas, pessoas acima dessa idade. Pessoas com 50 anos, com uma propensão ainda quase que 2 vezes mais de levar suas ideias ao sucesso que jovens de 30 anos.

Como ele, achei um super alerta para as empresas tradicionais que estão tentar se basear nas startups para fazerem seus negócios se transformarem!

Mas, diante disso tudo que estamos vivendo no mundo, ainda tenho vários questionamentos,  abaixo alguns deles:

Está tendo espaço para todo mundo?

O que está faltando para quem tem acima de 40 anos?

Sua empresa no último ano, contratou algum funcionário com mais de 40 anos?

De acordo com o estudo ai apresentado, se as pessoas nessa idade é que fazem a diferença, por que algumas organizações estão seguindo uma tendência exagerada de focar apenas nos jovens garotos? Está dando resultado? Vai dar resultado? O que será daqui 2 anos? 5 anos?

Quem será que estará na mira das empresas?

O que você está fazendo para estar preparado para agora? E para depois?

Você acredita no que sua empresa está traçando de estratégia?

Ela está traçando já uma estratégia?

 

Calma! Respira! e fique bem você também…

 

Um abraço e até a próxima…


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *