Bloco 3 do CV: O que está esperando para ter um CV mais vendedor?

Já falamos aqui do Bloco 1 e Bloco 2 para construir seu currículo.

O Bloco 2 que é o sumário, é onde você já destacou suas qualificações e agora precisa provar isso!

Como eu já disse, o currículo precisa ter sentido e deve estar praticamente tudo relacionado.

 

E com a facilidade de olhar os perfis nas redes sociais, hoje é muito comum ter os currículos quase que padronizados no que se diz respeito as sentenças que são colocadas na experiência profissional. O único ponto é que a maioria dos perfis apresentam o que a pessoa é responsável e não os resultados, logo os currículos acabam deixando a desejar.

A única questão é que quando dizemos O QUE somos responsáveis, muitas vezes esquecemos de dar ênfase ao que mais importa – aos resultados.

Responsabilidades apenas “DIZEM” e resultados “VENDEM”.

Já que é assim…

O que você está esperando para construir um currículo mais vendedor?

 

 

Veja como:

Se você leu o post Dicas para NÃO espiar currículos e perfis alheios, você já é capaz de começar a construir o bloco chamado EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL.

No post falei em como você deve construir cada sentença que é colocada no seu CV, ou seja, é só seguir a metodologia PAR. (ver post)

Considerações importantes:

  • Nome da Empresa em letra maiúscula, local e país e apenas o ano é o suficiente. Importante apenas lembrar, sempre comece pela última empresa que trabalhou ou que ainda trabalha.
  • Abaixo, no exemplo, você vê abaixo do nome da empresa – Breve descrição do cargo – IMPORTANTE: Essa parte NÃO é necessária. Porém, hoje com uma cliente, tive uma discussão interessante sobre uma posição que no Brasil costuma causar diferentes interpretações – Gerente de Relacionamento – Minha cliente faz: Cuida do relacionamento e comunicação da empresa com os clientes, sem exercer nenhuma atividade comercial. O mercado vê essa posição: Alguém que cuidará da relação comercial entre a empresa e o cliente.
  • Dê preferência para iniciar cada sentença sempre com um verbo de ação, seguido pelo resultado ou desafio que teve a ação. (PAR)
  • Use algum tipo de marcador para cada sentença. Segundo os estudos que já citei em outros posts, ajuda na leitura do recrutador e dá uma formatação mais organizada.
  • Lembre-se que você precisa construir seu CV em duas páginas, então o mais recomendado é que você tenha uma sentença por cada ano trabalhado.

Exemplo:

Captura de Tela 2016-02-22 às 7.19.47 PM

Essa parte do currículo é muito peculiar e dependendo da trajetória de cada profissional e até mesmo o tempo de experiência, muitos outros pontos podem ser adicionados ou feitos de maneiras diferentes.

Também, se o profissional trabalhou por pouco tempo em várias empresas diferentes, há diferentes recomendações.

Essas e muitas outras dicas estarão disponíveis aqui em breve! Não deixe de nos acompanhar.

Dúvidas e sugestões, mande para nós!

Bom trabalho.

Um abraço e até a próxima…

Quer ajuda na construção do seu currículo? Mande um e-mail e peça um orçamento! contato@rhpm.com.br

 

Fonte de apoio : Materiais de estudo Universidade Nova York, The National Resumé Writers Association and Right Management.

Foto: Pixabay.com

 

 

 

 

 


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *