Como o RH se prepara para os baby boomers de hoje? E os de amanhã?

Nunca escrevi nada aqui sobre o trabalho para pessoas com idade acima de 50 anos e ontem pensando nas pautas dessa semana, achei que seria interessante trazer essa discussão aqui para o blog.

Interessante porque realmente acredito que existe uma desconexão muito grande das empresas com os trabalhadores que vão chegando próximo a idade de se aposentar e achei um estudo que fala exatamente disso.

É muito comum ouvir discursos dos profissionais de recursos humanos enfatizando que ajudar esses trabalhadores com o planejamento da aposentadoria é essencial, porém a Ashridge Educação Executiva conversou com 2.000 funcionários de mais de 50 anos de idade que descobriu que o RH está completamente “perdido”  no que se refere ao que é oferecido e o que os baby boomers realmente querem e esperam.

Apenas um por cento dos profissionais de RH sentem que os funcionários acima de 50 anos ainda necessitam de algum processo de desenvolvimento de carreira.

Enquanto a pesquisa constatou que esses funcionários são ambiciosos e querem sim ainda mais crescimento e desenvolvimento.

Mas como fazer?

As empresas cada vez mais preferem desenvolver as gerações mais jovens do que investir ou estimular a geração mais antiga e que muitas vezes se encontram em posições de liderança dentro das organizações.

Para mim, gerenciar de maneira adequada os baby boomers, é uma das falhas mais graves que a área de RH acaba tendo no dia a dia. Primeiro, porque a área de RH se prepara para muitas frentes, mas muitas vezes cuida de casos desses trabalhadores de maneira pontual, sem muito preparo. E segundo, que isso pode influenciar em muitas outras partes da organização, como por exemplo, ter líderes motivados, preparados para desenvolver os mais jovens, que façam um bom recrutamento e muito mais, não?

 

Como sua empresa trata os funcionários próximos a se aposentar?

Amanhã, se nada mudar, lembre-se acontecerá com você!

 

Um abraço e até a próxima…

 

Fonte: ashridge.org.uk

Crédito de imagem: pixabay.com


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *