Controle seu stress

Hoje o stress é considerado um dos principais males dos ambientes corporativos. Por conta da competitividade, as empresas precisam sempre inovar, mudar, se adaptar às exigências dos clientes, e consequentemente os funcionários são cada vez mais pressionados à apresentar resultados. Percebo que principalmente nas capitais, onde estão concentrados grandes pólos econômicos, a carga horária dos trabalhadores tem aumentado de forma significativa, e muitos incluiram em sua rotina dedicar mais de 12 horas por dia ao trabalho.

Esta carga de trabalho elevada contribui para a elevação do stress e muitos sintomas físicos podem surgir como: hipertensão, gastrite, distúrbios no sono, depressão, doenças cardiovasculares, etc. Além disso, nossa produtividade também diminui causando irritabilidade, superficialidade no cumprimento de tarefas, erros constantes, acidentes de trabalho, má gestão de equipe ou projetos, falta de interesse de desenvolvimento e crescimento profissional, dentre outros.

Por isso, é importante avaliar o quanto seu stress está interferindo em sua qualidade de vida, prejudicando assim sua saúde física e mental. Veja abaixo algumas dicas para manter um melhor controle sobre isso:

  • Mude seu estilo de vida;
  • Alimente-se de forma saudável e durma no mínimo 8 horas por dia;
  • Pratique exercícios físicos regularmente como academia, dança, corrida, caminhada ou qualquer outra modalidade que preferir;
  • Dedique tempo para momentos de descontração e lazer;
  • Estipule horários de trabalhos mais flexíveis em sua jornada;
  • Organize sua agenda e defina suas prioridades diárias;
  • Conserve relações respeitosas e profissionais;

Além disso, é importante destacar que consumo excessivo de álcool e outras drogas (incluindo cigarro) – definitivamente não são bons remédios para controlar a ansiedade. Se necessário, não hesite em procurar ajuda profissional de um médico, psicólogo, coach ou terapias alternativas. Uma vida saudável é saber equilibrar, fortalecer e nutrir todos os interesses pessoais (hobbies, lazer, família, amigos, estudo, saúde, espiritualidade) e não apenas colocar o trabalho no centro de nossas vidas.

 

Forte abraço.

 

Priscilla Salaorni

Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho, cursando Consultoria de Carreira. É Gerente de Recursos Humanos e Coach certificada pela ICF (International Coach Federation)… Conheça mais a Priscilla…


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