Feedback positivo/negativo – mas e a ausência dele?

Você já parou para pensar no impacto do feedback positivo? E o impacto negativo de um feedback negativo?
 
Parece clichê, não?
 
O que a maioria das pessoas ainda não perceberam e com certeza já devem até ter tido a sensação horrorosa sobre a simples ausência de feedback.
 
Hoje, durante uma entrevista, uma candidata disse que trabalhou um ano inteiro e sua avaliação foi igual as demais pessoas da área, pois ninguém recebeu feedback. Mas, para seguir com o bônus que precisava ser pago, decidiu-se uma nota média para toda a equipe.
 
E quanto já ouvi e vi isso!
 
Pare um pouco para pensar qual foi sua reação quando inesperadamente, na padaria que seja, onde você fez um pequeno favor a alguém e simplesmente foi ignorado(a), não recebendo nenhum obrigado como recompensa. 
 
Coisas que normalmente passam pela cabeça – Nossa! que pessoa mal educada. Puxa! Não devia ter deixado passar a frente. E por aí vai, não?
 
E é simplesmente isso que um funcionário sente quanto existe a EXTINÇÃO – a ausência de feedback – o comprometimento começa a ser deixado de lado.
 
Durante o carnaval, fui jantar em um restaurante japonês próximo a minha casa. Em menos de 2 meses, já retornei lá algumas vezes. E novamente, no meio do jantar, o gerente veio e perguntou como estava o atendimento, se faltava alguma coisa, etc. E a resposta foi rápida – excelente como sempre. E como realmente sempre foi – um atendimento de primeira, garçons simpáticos e atenciosos, sem demora no serviço, etc. – tudo perfeito. 
 
Perguntei a um dos garçons se era bom trabalhar lá – e sabe a resposta?
 
Excelente! Aqui eles nos ouvem e estão sempre preocupados com a gente. 
 
Será que eles recebem feedbacks constantes? 
 
Então o que quero dizer é…
 
Pode ser alguém que trabalha para você, ser um funcionário de outra área, um fornecedor, um cliente que ajuda a melhorar algo, enfim, pode ser qualquer pessoa que contribua com a meta – lembre-se sempre de reconhecer a contribuição dessa pessoa.
 
Não apenas é correto, como ajuda a aumentar a satisfação do cliente. 
 
E como disse um dia um amigo consultor – Não trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, trate-as como ELAS gostam de ser tratadas.
 
E aí para mim que está a grande correlação de tudo – a satisfação do cliente e a satisfação do funcionário.
 
Aproveito mais uma vez para agradecer pela leitura!
 
Um abraço e até a próxima…

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