Se preparando para uma entrevista

Tenho visto muita gente colocando posts no LinkedIn dizendo que está buscando emprego, além de escutar que o mercado está muito difícil por conta da crise.

Não duvido e vejo que realmente a situação está mais difícil.

Porém, ainda observo muita gente que não se dedica ou não faz um mínimo de esforço para ter um currículo mais apresentável, um perfil no LinkedIn mais organizado e focado. Temos informações hoje em todo lugar na internet, além de profissionais que podem ajudar com esse tipo de trabalho.

Mas independente, minha dica hoje é que você crie uma espécie de mapa da posição que você está buscando e persiga isso! Afinal de contas, muitas vezes, mesmo não tendo um CV ou um perfil no LinkedIn tão em linha com o que estamos buscando, muitas vezes acabam surgindo indicações e aí, precisamos estar preparados para as entrevistas.

E para isso, a melhor maneira para se preparar é tendo clareza sobre as características que o mercado está buscando versus as características que você tem.

Mais do que isso, quando começamos a aplicar para posições, nunca sabemos quando vamos receber ligações, e normalmente acontecem quando menos esperamos.

Então…atente-se:

A maioria das perguntas que um entrevistador faz é para entender o quanto você conhece determinado assunto ou não. Se ele(a) achar que você se encaixa no conhecimento que estão pedindo, a possibilidade de você ser chamado(a) para uma entrevista pessoal é muito grande.

DICA:

Faça uma espécie de descrição de cargo, conforme exemplo abaixo.

É um ótimo passo para começar a ter clareza de como está o mercado.

EXEMPLO:

Legenda

O que o mercado está buscando – laranja (M)

Suas habilidades – azul (V)

Você pode fazer essa busca em sites de empregos e também no LinkedIn.

Posição Exemplo: Especialista de Aquisição e Talentos

M – Realiza a coleta de dados e avaliação de métricas de talentos

V – Experiência com o funcionamento e avaliação dos seguintes relatórios: Tempo de preenchimento da vaga, Custo para preenchimento da vaga e entrevistas por competência

M – Processos de Avaliação e aumento de coleta de dados

V – Na empresa X, implementei um sistema (ABC), que reduziu o tempo de coleta de dados gerando precisão nos relatórios

M – Suportar em reuniões de Gerenciamento de Talentos, Planejamento de Processos de Desenvolvimento e Identificação de Posições Críticas

V – Experiência com avaliações de desempenho e desenvolvimento de planos de desenvolvimento. Já trabalhei com RH Global e ajudei a desenvolver metodologia para analisar posições críticas na organização.

Como você vê acima, escuto muita gente ler o perfil e a descrição da vaga e dizer: conheço tudo isso – porém, se você não está preparado para dar exemplos reais na hora da entrevista, você pode perder uma grande oportunidade.

Antes de ir para a entrevista, faça como acima – escreva exemplos de trabalhos e experiências que já teve para que você possa ter exemplos na hora que for questionado(a).

Outro grande ponto é: Toda posição que se aplicar, copie os requisitos solicitados e sempre faça uma verificação com sua descrição. Vá sempre acrescentando informação se necessário. Quanto mais anotar, estudar e se preparar, melhor vai ficar.

Por hoje é isso! Espero que tenha ajudado.

Um abraço e até a próxima…

 

Crédito de imagem: Pixabay.com


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *