STAR: Saiba como se dar bem nas entrevistas de emprego

Alguma vez você já ouviu alguém dizer que não gostou do candidato e quando foi dar o motivo simplesmente falou: “- Não sei explicar, mas não gostei.”

Isso chega a me dar um frio na barriga que você não imagina. Fico pensando, coitado do candidato que veio até a empresa, perdeu seu tempo e foi descartado (sim como lixo) porque simplesmente a pessoa que a entrevistou não gostou e não sabe explicar.

Claro que quando falamos em contratação, fazer previsões sobre os candidatos é crucial, mas o cuidado é necessário e ter técnicas para entrevista é fundamental.

Até porque, técnicas de entrevistas ineficazes, levam muitas vezes a previsões pobres e consequentemente aumenta a rotatividade e isso gera novos gastos na busca por novos candidatos, quando não, se aprova a promoção de alguém que ainda não está preparado e mais tarde, você acaba perdendo também o talento que podia ser melhor trabalhado.

E para minimizar esse risco, quero apresentar para vocês um método de entrevista que é utilizado por muitos profissionais de Recursos Humanos, que é a metodologia STAR.

STAR é um acrônimo para:

SITUAÇÃO

TAREFA

AÇÃO

RESULTADO

Essa técnica é projetada para reunir informações relevantes sobre os candidatos, onde você baseando-se em comportamento passado, melhor prevê o desempenho futuro.

Ao fazer perguntas de entrevista comportamental, os profissionais de RH e gerentes de contratação podem melhor avaliar a capacidade do candidato e sem dúvida entenderem a compatibilidade do mesmo com a cultura da organização.

Entrevistas STAR destaca as ações e entregas do candidato no que tange a sua experiência profissional ou até mesmo experiências acadêmicas.

Diante disso, quando você se deparar com uma pergunta comportamental, é muito importante você já pensar sua resposta trazendo esses passos – isso com certeza já irá lhe fazer um candidato diferenciado.

Costumo também dizer aos meus clientes, quanto mais você se prepara para dar uma resposta completa, mesmo que o entrevistador não tenha o conhecimento da técnica, o fato de você trazer uma resposta mais concisa, com certeza já fará diferença.

Vamos a um exemplo:

ENTREVISTADOR: Descreva uma situação onde você teve sucesso na implementação de algum projeto.

O que se espera ouvir…

SITUAÇÃO:

Aqui o candidato descreve brevemente qual foi a situação e qual foi o projeto.

TAREFA:

Logo em seguida, você segue explorando e contando sobre a situação – inclua o prazo do trabalho, se estava lidando com algum cliente difícil, se teve que organizar uma equipe, resolver um conflito, etc.

AÇÃO:

É como se você tivesse terminado de contextualizar nas duas primeiras partes, então você começa a descrever as ações que tomou para implementar o projeto. O entrevistador prestará atenção no raciocínio e na maneira como as estratégias ou alternativas foram seguidas para tal atingimento.

RESULTADO:

O que resultou das ações que o candidato fez? Fale do resultado atingido, do feedback que você possa ter recebido, da diferença que o projeto começou a causar a partir dali e principalmente, o aprendizado que você teve com a implementação do mesmo.

Você pode encontrar outras técnicas também como:

CAR – Contexto / Ação / Resultado

CARE – Contexto / Ação / Resultado / Efeito

Outra dica: Se quiser chegar ainda mais preparado na entrevista – separe algumas questões que são muito utilizadas em entrevistas que você já participou e escreva suas respostas de acordo com a técnica STAR/CAR/CARE. Você pode ter até mais de uma resposta para determinada pergunta e o melhor que você poderá até escolher que exemplo citar quando se deparar com a pergunta.

Experimente!

Se quiser ajuda e saber um pouco mais sobre nosso trabalho: paulomoreno@rhpm.com.br

Um abraço e até a próxima…


0.00

3 thoughts on “STAR: Saiba como se dar bem nas entrevistas de emprego”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *