Um segredinho para você de RH. Pra quem não é, também!

Se você trabalha em Recursos Humanos, vou contar um segredo aqui que com certeza poderá fazer de você um profissional melhor. E se não é da área de RH, talvez você pode me ajudar a dizer se o segredo que vou contar tem ou não sentido.

Nos meus trabalhos de mentoring para profissionais de RH, tenho me deparado com algumas situações interessantes com alguns profissionais que atuam principalmente como Parceiro do Negócio (Business Partners) ou Gerente de RH – a reclamação que mais surge é sobre a descrença que a organização tem sobre a área ou que muitos líderes só procuram o RH pois precisam fazer a parte burocrática.

Esse post não é para discutir o passado aqui, quando o RH não tinha força pois não agia de maneira estratégica, ou era mais um departamento pessoal, etc.

O que estou falando mesmo é do seu comportamento.

E isso não serve apenas para profissionais de RH, mas para qualquer um, de qualquer departamento.

O nome do segredo é SEJA O EXEMPLO.

Se você age/demonstra que não tem controle sobre as decisões ou recursos que são endereçados à você, esqueça, sua credibilidade vai diminuir até você ser completamente esquecido.

A vida é assim: Quando vale a pena levar algum assunto para alguém resolver para você?

Se você respondeu: Quando alguém resolve o problema que eu levo, ou no mínimo faz-se por representar os interesses daquela pessoa principalmente diante da liderança que está acima dela.

Imagine que você trabalhe no chão de fábrica e viu uma grande oportunidade de mudança que pode fazer a empresa economizar muito dinheiro. Você fala com seu chefe, e o mesmo não lhe dá nenhuma atenção. Você escreve e coloca na caixa de sugestões, e nada. Você participa de um café da manhã com o diretor e ele não anota e ainda esquece de lhe dar um retorno. O que você faz? Vai desistindo, até não falar e não procurar por mais ninguém, não é assim?

Não precisa ser um gênio para saber que um empregado sente-se mais motivado quando ele vê que alguém está escutando, ajudando e retornando para ele.

Mesmo que a resposta seja diferente da que ele possivelmente está almejando ou desejando, o simples fato de dar um retorno e mostrar que se tentou ou explorou a situação com afinco, gera credibilidade.

Mostre para as pessoas que você vale a pena, que você realmente está interessado em trabalhar para o bem da empresa, das pessoas e da área de RH. Quando necessário, esclareça as barreiras e motivos que você está enfrentando.  E sempre, sempre deixe as pessoas informadas sobre o progresso da solicitação, do trabalho, ou seja lá do que for.

Com essa simples mudança de comportamento em muitos profissionais de RH, tenho certeza que a credibilidade da área já iria avançar e muito.

Um abraço e até a próxima…

 

Crédito de Imagem: Pixabay.com


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *