Você tem um plano estruturado da sua carreira?

Tenho escutado alguns clientes dizerem que nunca planejaram suas carreiras. As coisas foram acontecendo, alguns sendo promovidos outros não, mas no fim, todos foram deixando com que a vida os levassem, como aquela famosa música.

Mas diante dos sucessos de uns e dos fracassos de outros, será que é bobagem estruturar um plano de carreira?

O que eu sempre digo para quem me pergunta é:

Um objetivo sem um plano definido é apenas um desejo.

Ter consciência e estruturar um plano de desenvolvimento de carreira  pode sem dúvida levar qualquer pessoa alcançar estágios muito mais altos do que se possa imaginar.

Como um primeiro passo, pelo menos já ajudaria a responder sem nenhuma dúvida a simples pergunta que é feita em quase todas as entrevistas – Onde você se vê em 5 anos?

Quando você sabe para onde quer ir ou onde quer chegar, não somente essa pergunta ficará mais fácil de responder, mas também muito mais fácil ficará o que você deverá focar, aprender e fortalecer no decorrer de sua carreira.

Uma dica importante para começar a construir esse tipo de plano é buscar se conhecer e fazer uma auto-avaliação, principalmente no que diz respeito ao que você vê como suas principais necessidades, o que estaria mais em encontro ao que você realmente acredita, ou seja, os seus valores e não se pode deixar de ter muita clareza sobre o que você tem de características/competências fortes e aquelas que precisariam de um pouco mais de atenção a partir de agora.

Uma coisa eu garanto para você, se a sua resposta para a perguntas relacionadas ao que você quer ser ou fazer é – ser feliz, saiba que se conhecer e bem, é o primeiro passo!

 

Um abraço e até a próxima…

 

Créditos de imagem: Pixabay.com


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *