Um perfil realmente efetivo no LinkedIn

Tenho recebido muitas solicitações dos leitores para escrever sobre o perfil no LinkedIn, mais especificamente como deixá-lo mais atrativo.

Entendo muito essa demanda, até porque cada vez mais o LinkedIn tem se transformado em uma das principais ferramentas no que se refere ao mais atual modelo de recrutamento, que é o recrutamento social (uso das mídias sociais para recrutar).

Paramos para pensar:

Se o recrutamento ocorre através das mídias sociais e especificamente estamos falando do SITE LinkedIn, o que precisa constar no seu perfil para que ele fique mais atrativo?

Quando você faz uma busca no Google sobre qualquer assunto que você deseja, normalmente você digita o que?

Palavras que normalmente lhe levarão ao que você está buscando, certo? Podemos chamar de palavras-chave?

PALAVRAS CHAVE

E é isso mesmo, é exatamente através de palavras-chave que os selecionadores ou aqueles que estão buscando alguém com o perfil que eles querem fazem no LinkedIn. E você não precisa colocar uma sequência de palavras chave no seu perfil. Basta que ao descrever o sumário e suas experiências você em hipótese alguma deixe de colocar termos que estão completamente ligados ao perfil da área que você trabalha ou que está buscando.

Exemplo: Se sua experiência é na área de projetos e você tem a certificação PMI – Project Management Institute – é fundamental que você coloque isso em alguma parte do seu perfil.

B2B, Lean Project, BTL, ATL, S&OP,  P&L, CBI, PPOSM, TME, R&S, C&B, ISO, OSHAS, etc.

Esses também são termos importantes que se você é da área em questão vai saber do que eu estou falando.

Outro ponto crucial – experiências internacionais. Deixe claro isso e utilize palavras como global, internacional, América Latina, LATAM, HUB, Cone-Sul, etc.

RECOMENDAÇÕES

Não tenha vergonha em solicitar recomendações de pessoas que trabalharam com você. Se existe esse campo e serve para falar bem de você – faça bom uso dele. Quem não quer trabalhar com pessoas que são bem recomendadas pelos seus colegas de trabalho?

E já que você vai pedir recomendação, possivelmente também irá fornecer.

E se você quiser enviar o link desse post aqui para dar uma indireta que recomendar não significa dizer que “Trabalhar com o(a) X foi muito gostoso. Ele(a) é uma pessoa ótima.”  – Faça isso!

Pois…

RECOMENDAR SIGNIFICA: deixar claro qual foi a relação de trabalho que você teve com a pessoa, os resultados e principalmente as contribuições que foram geradas durante o momento que vocês trabalharam juntos.

Melhor passar o link né?

 

PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS

Você alguma vez quis ser lembrado para alguma coisa e em algum momento percebeu que esqueceram de você? Aí passa na sua cabeça – “Puxa, deveria ter falado com o fulano antes.”

E no mundo das organizações, é bem assim também que ocorre.

Responda a pergunta: O que você está fazendo que seu nome está sempre na lembrança das pessoas? (De maneira positiva, claro!)

No LinkedIn eles também dão essa oportunidade para você. Os grupos que estão disponíveis podem ser muito úteis para você ler artigos interessantes, saber o nome de algumas pessoas, etc. Mas se você quer reverter isso a seu favor – Não basta apenas se juntar aos grupos, é preciso que você contribua nas discussões.

Tente trazer ideias novas, sugestões, soluções e situações atuais. Você pode até não ser bom nisso hoje, mas quanto mais vai participando, lendo e interagindo, vai estabelecendo uma linha de pensamento e de escrita que certamente chamará atenção das pessoas, ou seja, começará a despertar curiosidade nas pessoas que estão ali escrevendo e lendo sobre aquele conteúdo.

E já dizia minha mãe – “O emprego não vai bater aqui na porta de casa não!”

É necessário sim uma estratégia bem desenhada, disciplina na execução e muita preparação para enfrentar os desafios e a concorrência. E o LinkedIn, sem dúvida é uma parte dessa ação que pode fazer muita diferença.

E o RH|PM fará uma análise gratuita do perfil no LinkedIN dos TRÊS primeiros leitores que enviarem um e-mail para contato@rhpm.com.br fazendo essa solicitação.

Porque NOSSO MAIOR SUCESSO É VOCÊ!

Um abraço e até a próxima…


0.00

1 thought on “Um perfil realmente efetivo no LinkedIn”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *