É muita política na empresa. Eu não faço esse jogo!

 

Você gosta ou precisa trabalhar, almeja crescer na profissão e na carreira e sua escolha foi estar em um mundo corporativo?

Darei agora para você uma das mais valiosas dicas que já apareceu nesse site:

JOGUE O JOGO BABE! VOCÊ ESTÁ EM UM AMBIENTE VIVO – FEITO POR PESSOAS!

E quando falo isso, é porque estou falando daquela palavrinha que foi mais do que distorcida ao longo dos anos – Política!

É extremamente aceitável entendermos o significado da palavra política de maneira incorreta, até porque, o primeiro pensamento que vem a cabeça são dos governantes políticos – que por diversas vezes, ao longo da história, utilizaram-se e utilizam-se de manipulações e principalmente de se não falar a verdade!

Ou você deve ter pensado – Política eu acho que é positivo sim, mas o cara lá da empresa, ele se utiliza de politicagem, que segundo o dicionário é:

s.f. Política que tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou trocar favores particulares em benefício próprio.
Política reles e mesquinha de interesses pessoais.
Refere-se aos ou políticos adeptos dessa política.
pl. politicagens.
(Etm. política + agem)

Ok, Ok! Se você está falando desse cara aí, já vou logo lhe avisando – uma hora isso vem a tona e ele(a) não sairá impune.

Mas voltando a tal POLÍTICA que muitos dizem ter uma dificuldade tremenda de ser, talvez é porque você esquece que está em um ambiente organizacional e ser politicamente correto não é problema nenhum, pelo contrário – é questão de sobrevivência e que seguramente vai impactar em seu sucesso ou fracasso profissional, mesmo você sendo a pessoa que atinge os melhores resultados do seu setor ou até mesmo da organização.

E digo mais, cada degrau que você sobe – supervisão, gerencia, diretoria, presidência, etc – mais essa habilidade você precisa ter. Em minha trajetória profissional, já presenciei muitas demissões onde o executivo estava completamente desalinhado com a cultura, os valores e principalmente com o que a liderança atual da organização pregava.

Fazer alianças, escutar as pessoas e não fazer dos conflitos uma questão de honra – ou de guerra, é sempre o mais inteligente e eficiente.

Aquele estorinha de que você não é político(a) ou não faz esse tipo de jogo, precisa acabar já. Melhor você rever seus conceitos e partir sim para uma estratégia onde construir bons relacionamentos profissionais dentro da empresa e continuar atingindo seus resultados, sem dúvida nenhuma, farão você atingir seu objetivo inicial – ter sucesso em sua profissão e carreira.

E lembre-se, você não estará fazendo mal nenhum. Apenas não ficará escondido atrás do laptop, com cara séria e parecendo uma máquina de execução – apenas!

Espero que você seja um bom político de agora em diante!

Um abraço e até a próxima…

 

Fonte foto: meridiano.com.br


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *