Razões de alguns treinamentos serem um saco!

Vamos falar a verdade – quantos e quantos treinamentos que você já foi obrigado a participar que foi uma chatice só?

As empresas, muitas vezes, gastam um dinheiro absurdo, levam pessoas às lágrimas porém só esquecem o mais importante – focar na mudança do comportamento.

E quando as empresas contratam consultores completamente desconectados da realidade do grupo ou da empresa?

Sim, se você acha que só na sua empresa que acontece isso – bem vindo a realidade!

Dependendo do estilo da empresa, você pode se deparar com treinamentos onde os funcionários ficam praticamente o dia todo discutindo, refletindo e tentando encontrar um sentimento bom – e FOCO NA AÇÃO QUE É BOM – nada!

Pode até ser que estou sendo um pouco irônico aqui, mas no meu ver, se você está indo passar 4 ou 8 horas em uma sala de treinamento, o mínimo que eu espero quando deixar aquela sala é ter adquirido novas habilidades. Quero sair com recomendações claras e maneiras concretas para lidar com situações que eu realmente encontro no dia a dia do meu trabalho.

Outro ponto importante é o CONTEÚDO DOS TREINAMENTOS – se as pessoas precisam se conectar e se engajar no que está sendo transmitido, não posso pensar em nada mais, nada menos que um conteúdo completamente em linha com aquilo que deixa a audiência energizada. E de novo, para isso, esse conteúdo precisa estar completamente alinhado com o dia a dia das pessoas e o que realmente elas precisam fazer/entregar dali em diante.

E só mais um ponto que não quero deixar de pontuar – PRATICAR E RECEBER FEEDBACK é fundamental para que a efetividade do treinamento seja a melhor possível.

É muito comum nos treinamentos as pessoas se dividirem em duplas ou trios para que as práticas ocorram. Porém, como quase nunca ninguém acompanha se o que está rolando naquele grupinho é de fato o que precisa ocorrer, a possibilidade de se levar a prática adiante ou fazer o que se tem que fazer de maneira correta é bastante questionável.

Claro que pode parecer um pouco embaraçoso em um primeiro momento, mas a dramatização, assim vou chamar, é o momento onde você pode falhar, tirar suas dúvidas e aprender como de fato fazer do melhor jeito. Por isso, o acompanhamento de um instrutor com reais dicas e feedbacks é primordial. Nada melhor que ser bem preparado para ganhar confiança e fazer o processo acontecer. Certamente, na hora H, quando necessitar colocar em prática, seja com seu subordinado, com seu chefe ou em uma reunião com toda a liderança da empresa, tudo parecerá mais simples!

Bem, se você já participou de algum treinamento que não achou efetivo e não sentiu que adquiriu novas habilidades, talvez tenha sido por alguma dessas razões não?

Se tem mais alguma razão na sua lista, comente aqui conosco!

Um abraço e até a próxima…


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