Como achar e o que perguntar a um Coach?

“Com a ajuda de um Coach profissional, você além de conseguir prosperar, pode ser feliz.”

É isso que você encontra na chamada de um artigo da revista americana Success do mês de setembro/2015.

Como dizem os americanos, tudo pode virar negócio.

 

E essa chamada eu achei perfeita para vir escrever aqui sobre essa indústria que se tornou o Coaching. Hoje todo mundo quer ser Coach, e não existe problema nenhum com isso.

E com chamadas e promessas assim tão atrativas, será que realmente vale duvidar e não buscar um profissional de Coach? ou vale investir um pouquinho para ver se eu chego realmente nessa tal felicidade?

E como também as pessoas estão descobrindo que ter um bom profissional de coach pode realmente ajudar e muito a atingir muitos objetivos que estavam ali apenas no pensamento, o mercado vem crescendo e o RH|PM então resolveu lhe dar algumas dicas importantes na hora de você decidir contratar esse serviço.

  • Primeiro de tudo, se você não sabe o que é coaching, como funciona e morre de curiosidade de ver se isso pode lhe ajudar – vá em frente e procure um profissional para explicar o que ele faz – com certeza terá o maior prazer em lhe clarificar.
  • Não deixe de conhecer 2 ou 3 profissionais (coaches) para sentir com quem você realmente teve um melhor “click”. Essa primeira conversa, para entender como é o trabalho do coach, contar o que você está querendo buscar é totalmente grátis.
  • Pergunte sobre a experiência dos coaches, incluindo onde se formou, se adota alguma filosofia e com que tipo de clientes gosta de trabalhar.
  • Verifique como o processo será conduzido, ou seja, se os encontros ocorrerão pessoalmente, por telefone, skype, face-time, hang-out ou alguma outra forma. Todas essas maneiras são legais e garantem o mesmo resultado.
  • Entenda o que o coach espera de você, que tipo de comprometimento é necessário ter durante o período que estiver no processo.
  • Cheque se haverá algum acordo/proposta onde ficará claro todos os pontos conversados na conversa inicial, constando valores, responsabilidades, etc. E claro, alguns pontos podem ser alterados durante o processo, mas para evitar qualquer problema ou falta de entendimento, formalizar um acordo é muito importante.
  • Discuta suas metas, o que você está buscando com o processo.
  • Peça para entender as questões éticas de se fazer esse trabalho. Confidencialidade, conflitos de interesse, etc.
  • Se for um processo onde a empresa está lhe oferecendo esse serviço, entenda com o coach como funcionará a questão da confidencialidade. O que será e o que não será repassado ao RH e como será conduzido o processo para que não tenha nenhuma situação incômoda.
  • E finalmente, pergunte sobre valores.

Se você ainda conhecer alguém que possa lhe dar referências sobre o profissional, melhor ainda.

Pronto! Com esses pontos acima, você com certeza estará bem equipado de respostas para escolher quem será seu coach e claro, quem será a pessoa que iniciará essa jornada de transformação com você.

E como sempre uso as palavras do Bill Gates – Todos precisam de um coach. Não importa se você é um jogador basquete, um jogador de tênis, um ginasta ou um jogador de baralho. Tenha alguém que lhe dê feedback, é assim que melhoramos.

Uma excelente jornada para você!

Um abraço e até a próxima…

Paulo Moreno – SR Coach Executivo/Carreira/Empregos

Se tem interesse em conhecer o nosso Programa de Coaching – Clique Aqui e agende uma conversa. Entenda como podemos lhe ajudar.

 

Fonte: Revista Success/Set2015

Crédito de Imagem: Pixabay.com

 


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *