O Funcionário MIMIMI… Uma praga corporativa

Na gestão a gente se depara com todo tipo de gente. Seja o chefe rabugento, o par preguiçoso, o funcionário desatento… Claro que não é só disso que é formado um negócio ou empresa, sempre há os louváveis, esforçados, inteligentes, práticos, assertivos e por aí vai, do contrário, a companhia sucumbiria. Mas vamos dar foco agora em um ser muito particular e facilmente identificável, o “Mimimi”. É impressionante como este funcionário tem o poder da comunicação. Ele é capaz de influenciar um time inteiro, um departamento e, dependendo do seu nível (isso mesmo, há Mimimis em todos os níveis), até uma empresa.

O Mimimi é o “reclamão”, nada está bom, tudo podia ser diferente, tudo não vai dar certo, tudo ele já viu, já avisou… A diferença entre ele e o pessimista, é que, enquanto o pessimista é um fatalista negativo por seu ponto de vista, o Mimimi ainda acha que o todo o cosmo conspira contra ele, ele é um injustiçado, um não compreendido. Tudo vai sobrar para ele, a tarefa dele é sempre a mais complicada, mais trabalhosa, mais cansativa, a vida dele é a mais difícil, o problema dele o maior…. Impressionante a quantidade de adjetivos que o Mimimi consegue atribuir a qualquer coisa.

Se o Mimimi só reclamasse seu impacto seria menor, só a chatice mesmo. Mas não é assim que a coisa funciona no dia-a-dia. O Mimimi pode atuar como uma laranja podre no cesto, ele pode literalmente detonar o clima do time, influenciar negativamente os demais e assim tornar o departamento um verdadeiro muro de lamentações. O líder nesta hora precisa agir, e rápido.

Sendo muito franca pelo que já vivenciei, posso afirmar que o Mimimi na verdade é um insatisfeito. Tem algo que o incomoda, mas ele não consegue externar claramente ou tomar a atitude necessária para mudar a situação. Por exemplo, se ele não está satisfeito com alguma mudança ocorrida (como a alteração de uma função ou atividade), ao invés de conversar com o gestor e chegar a bom termo (seja entendendo o porquê daquilo, seja conseguindo alterar a atividade), o Mimimi passa a reclamar e começa a disseminar sua insatisfação pessoal nas demais pessoas e na empresa como um todo (lembra da Teoria da Conspiração que ele acha que vive). E muitas vezes ele é um Mimimi na vida pessoal também, com os amigos, com a família.

Mas espere um pouco: o Mimimi tem salvação? Sim e não.

Sim para aqueles que após uma boa conversa mudam sua postura, entendem como deve funcionar a comunicação com o gestor/empresa e passam a ter uma atitude mais positiva, uma forma mais produtiva de encarar qualquer coisa. Isto implica em conseguir entender e esclarecer as situações produtivamente. Aqui a atuação de um gestor que seja bom ouvinte e hábil em conseguir extrair das pessoas as informações, bem como discutir uma solução para o imbróglio apresentado é fundamental. É importante também que o gestor esteja preparado para ouvir algo que nem sempre é da empresa, e conseguir dar algum direcionamento para o tema, ajudar sem se intrometer em questões pessoais.

Depois de mudar, não é raro que este antigo Mimimi torne-se o porta-voz da empresa para assuntos gerais, devido seu alto poder de influência canalizado da forma correta. Aliado poderoso!

Não para aqueles que não querem aceitar mudanças e, muitas vezes, não têm coragem de trocar de emprego. Aí vão agir como ervas daninhas. O melhor é demiti-lo logo. Você gestor estará fazendo um bem a sua empresa, seu time e até ao Mimimi, que em outro lugar, pode reencontrar motivação para seguir.

Agora, quando o Mimimi está em escalões mais altos? Você tem algumas alternativas: rezar para ele sair logo ou para que alguém o tire e que a nova pessoa tenha uma vibe melhor, uma postura mais positiva para conduzir o negócio; aguentar quieto, fazendo seu trabalho, deixando que algumas coisas literalmente entrem por um ouvido e saiam pelo outro; mudar e rápido, antes que você mesmo se transforme num Mimimi! E se você não estiver atento, já terá virado um!

Identifique rapidamente quais são os Mimimis de sua empresa e tome uma atitude. Não deixe este bichinho quieto se for de seu time, você já viu que ele pode se tornar muito perigoso.

Abs, e não deixe de aproveitar a vida!

 

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GLAUCIA MIYAZAKI

Sou executiva e Coach com mais de 17 anos de experiência profissional no chamado “Mundo Corporativo”, atuando em cargos de liderança e diretoria das áreas de Marketing, Vendas e TI de diversas empresas mercado. Publicitária formada pela ESPM/SP, Pós-graduada em Administração e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP. Vivenciei de tudo: de pequenas familiares a gigantes varejistas, de Entretenimento a Telecom, de Start-ups a falimentares, de serviços e de produtos, de organizadas as sem muitas regras…Tenho uma abordagem mais holística sobre a gestão e seu papel e sou conhecida pela forma franca e direta de me expressar. “Quando me pedem um feed-back, já vou logo perguntando: Com ou sem açúcar?”.

Além disto sou mãe (dois lindos meninos), mulher, esposa, estou trabalhando em um livro sobre Gestão e adoro cozinhar.


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2 thoughts on “O Funcionário MIMIMI… Uma praga corporativa”

  1. Mais uma matéria de mimimi em como gerir ou liderar equipe, já tenho experiência suficiente pra dizer que nada funciona como nas revistas exame da vida ou em matérias como essa, a verdade é que na prática o chefe gosta de puxa-saco e vai demitir aquele que não “tocar na banda dele” sendo esse esforçado, inteligente, prático, assertivo..ou o tal Mimimi…

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