Portais e Sites de Busca de Empregos – Confiáveis?

RHM_Pesquisa-01

O RH|PM Pesquisa foi criado para ajudar você a tirar dúvidas sobre as grandes “lendas” ou grandes repercussões que surgem ou surgirão no mundo dos negócios, mais especificamente no que tange Recursos Humanos.

E para começar, a primeira pesquisa foi criada, pois verificamos a existência de uma enorme reclamação sobre a real eficácia dos portais e sites de busca de empregos no país. E nada melhor que as pessoas que buscam emprego para confirmarem ou não essa situação:

Desde já agradecemos aos 299 respondentes.

De acordo com os respondestes, 91,5% disseram que ao buscar emprego, costumam utilizar algum portal/site de busca. Apenas 6,2% disseram que não e 2,3% que nunca utilizaram/nunca utilizarão.

Quando questionados se acreditavam ser reais as vagas que são disponibilizadas nos portais/sites de busca de empregos, 66,7% responderam que sim, enquanto 10,9% não acreditam e 22,5% não sabem ou têm dúvida.

Apenas 31,8% dos pesquisados já conseguiram emprego através dos portais/sites de busca, enquanto que 63,6% responderam que não. Que não sabiam foram apenas 4,7%.

Mesmo com quase o dobro de respondestes informando que não conseguiram trabalho através dos portais/sites de busca, 67,4% acreditam ser efetivo cadastrar o currículo nos portais/sites em questão, contra 32,6% que disseram não acreditar.

E para completar a pesquisa o RH|PM quis entender se caso o participante já tivesse utilizado ou fosse utilizar um portal/site de busca de empregos, qual ele sente mais confiança – aparecem nas seguinte ordem os portais/sites:

1) Linkedin – 41,1%

2) Catho – 26,4%

3) Vagas.com – 17,8%

4) Infojobs – 3,9%

5) Indeed – 3,1%

6) Empregos.com e Trampos – 2,3% cada

8) Manager – 1,6%

9) RH Portal – 0,8%

As demais e outros portais/sites citados somam 0,7%.

Em resumo:

Os números dessa pesquisa mostram que as pessoas acreditam nos portais/sites de busca de emprego, mesmo não sendo muito efetivo, principalmente quando dos 31,8% que confirmaram ter conseguido emprego através de portais/sites, 6% deles informaram que conseguiram através do site de busca da própria empresa.

Talvez esteja aí o grande ponto de reclamação das pessoas e pode estar reforçando uma situação que cresce e muito a cada dia, que é sobre a importância de você ter um bom networking e conseguir contatos que possam te indicar para as posições. O RH|PM Pesquisa em breve vai checar mais essa informação.

Estamos de olho!

Se você tem curiosidade ou sugestão para outras pesquisas, não deixe de enviar seus comentários. Vamos ter o maior prazer de tentar desvendar essas grandes impressões e repercussões que o mercado de trabalho causa nas pessoas.

Um abraço e até a próxima…

 


0.00

1 thought on “Portais e Sites de Busca de Empregos – Confiáveis?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *