Bate papo ou entrevista?

Hoje um cliente me mandou um áudio contando todo feliz que foi bem na entrevista que nos preparamos e que a pessoa já o informou que ele foi para a fase final do processo.

O questionei como tinha sido a entrevista, as perguntas, o processo como um todo e ele realmente passou por uma série de perguntas bem elaboradas e muito além do que a entrevistadora chamou no início da semana – BATE PAPO.

Não vou negar que me incomodo um pouco com profissionais que usam o termo bate papo para se referir a uma entrevista de emprego.

Bate papo para mim é uma conversa informal, ou que faço na mesa de um bar ou de um restaurante com amigos e sem a preocupação que estarei sendo avaliado por cada palavra que vou expressar. Pode até ser que o recrutador(a) utilize essa expressão sem maldade, ou até mesmo para tentar acalmar o candidato(a), mas mesmo assim, acho que deveriam ter um pouco mais de cuidado com isso.

Entrevista é um processo formal e necessário da empresa e duvido que você vai contratar um candidato(a) com apenas um bate papo.

Isso serve também na minha opinião, para entrevistas internas, onde o funcionário está concorrendo a uma vaga dentro da empresa, e é chamado para um bate papo. Quando escuto isso já fico imaginando os candidatos que não possuem muita intimidade com o recrutador(a) versus os que possuem, porque se você não for bom de papo e não for intimo, a possibilidade de você manter esse papo quente vai ser difícil viu!

E não vale se chatear depois se escutar na rádio peão ou sair na pesquisa de opinião que o processo seletivo não é muito justo. Pense nisso!

Por hoje é isso.

Um abraço e até a próxima…

 

 


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *