Qual sua marca como líder?

Você já parou para pensar qual sua marca como líder? Mais especificamente, o que você faz tão bem como líder que todos reconhecem rapidamente em você?

Se você ainda não tem isso claro, que tal começar a refletir sobre?

Sua marca como líder é nada mais nada menos que o reflexo de como os outros lhe percebem.

Claro que a marca da liderança é muito influenciada pela cultura da empresa – algumas destacarão os que entregam mais resultados, outras darão maior ênfase aos que conseguem ter um bom jogo político, e por aí vai.

Porém, muitas vezes, por destacar apenas pontos específicos como esse, é que as empresas se perdem e não possuem líderes preparados para fazer o que de fato é necessário ser feito.

Já passei por diversas empresas, e em todas elas quando eu chego escuto a mesma coisa – precisamos trabalhar a liderança, ainda estão muito aquém do que se espera.

A questão é que muitas vezes não está claro exatamente o que se espera de um líder. Outras vezes, se “cobra” liderança até o nível abaixo da diretoria, pois a diretoria toda já está repleta de super heróis, incluindo os mestres CEOs.

Aí a lambança fica em um círculo tão vicioso e duvidoso, que estabelecer um exemplo de líder é sempre um cabo de guerra, onde normalmente ganha sempre o lado dos mais chegados, pois já montaram um time mais forte.

Mas se você realmente está disposto a fazer sua marca como líder e não ficar apenas brincando de ser um líder, sugiro alguns pontos vitais para que você seja reconhecido como tal:

 

Espalhe esperança e segurança – Líderes precisam dar as pessoas razões para acreditarem nelas mesmas. Líderes são aqueles que olham além do horizonte e enxergam as possibilidades do que vem pela frente. Bons líderes são aqueles que trazem os outros para juntos enxergarem essas possibilidades. Ver o futuro com um senso de esperança e então demonstrar segurança para fazer boas coisas acontecerem, é fundamental.

– Comunicar pelo exemplo – O que um líder diz é importante, mas o que o líder faz é muito mais importante. Pessoas são mais propensas a acreditarem em líderes que seguem o que prometem, e encaram as consequências, sejam elas quais for. Falhar para atingir um prazo não é necessariamente um problema de liderança. Falhar para dar um bom exemplo, sim, isso é uma questão de liderança.

– Tenha convicções – A verdadeira marca de um líder é o que ele/ela faz quando as coisas não estão indo bem. Agir em nome da conveniência é o que mais se vê em alguns executivos. E quantos que já me deparei nessa vida. Bons líderes são aqueles que agem por aquilo que acreditam e agem com convicção. Podem não vencer sempre, mas você sabe onde eles estão e o que eles estão representando.

Você é reconhecido como que líder?

Um abraço e até a próxima…


0.00

2 thoughts on “Qual sua marca como líder?”

  1. Excelente matéria, parabéns!
    Como sugestão, gostaria de ler uma matéria falando sobre as pesquisas de valores das organizações. O quanto realmente são verdadeiras? O quanto o RH se importa, o quanto o funcionário da valor, quanto as respostas são dadas com o emocional ou com a razão. Acho que é uma boa discussão, não acham? Abs.

    1. Olá Christian, obrigado pelo comentário e pela ideia de pauta.

      Estamos preparando uma pesquisa exatamente sobre esse tema. Sairá essa semana e em breve veremos se as pessoas dão valor tanto para as pesquisas de valor, quanto para as empresas que são consideradas as melhores empresas para se trabalhar. Abração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *