Qual sua marca como líder?

Você já parou para pensar qual sua marca como líder? Mais especificamente, o que você faz tão bem como líder que todos reconhecem rapidamente em você?

Se você ainda não tem isso claro, que tal começar a refletir sobre?

Sua marca como líder é nada mais nada menos que o reflexo de como os outros lhe percebem.

Claro que a marca da liderança é muito influenciada pela cultura da empresa – algumas destacarão os que entregam mais resultados, outras darão maior ênfase aos que conseguem ter um bom jogo político, e por aí vai.

Porém, muitas vezes, por destacar apenas pontos específicos como esse, é que as empresas se perdem e não possuem líderes preparados para fazer o que de fato é necessário ser feito.

Já passei por diversas empresas, e em todas elas quando eu chego escuto a mesma coisa – precisamos trabalhar a liderança, ainda estão muito aquém do que se espera.

A questão é que muitas vezes não está claro exatamente o que se espera de um líder. Outras vezes, se “cobra” liderança até o nível abaixo da diretoria, pois a diretoria toda já está repleta de super heróis, incluindo os mestres CEOs.

Aí a lambança fica em um círculo tão vicioso e duvidoso, que estabelecer um exemplo de líder é sempre um cabo de guerra, onde normalmente ganha sempre o lado dos mais chegados, pois já montaram um time mais forte.

Mas se você realmente está disposto a fazer sua marca como líder e não ficar apenas brincando de ser um líder, sugiro alguns pontos vitais para que você seja reconhecido como tal:

 

Espalhe esperança e segurança – Líderes precisam dar as pessoas razões para acreditarem nelas mesmas. Líderes são aqueles que olham além do horizonte e enxergam as possibilidades do que vem pela frente. Bons líderes são aqueles que trazem os outros para juntos enxergarem essas possibilidades. Ver o futuro com um senso de esperança e então demonstrar segurança para fazer boas coisas acontecerem, é fundamental.

– Comunicar pelo exemplo – O que um líder diz é importante, mas o que o líder faz é muito mais importante. Pessoas são mais propensas a acreditarem em líderes que seguem o que prometem, e encaram as consequências, sejam elas quais for. Falhar para atingir um prazo não é necessariamente um problema de liderança. Falhar para dar um bom exemplo, sim, isso é uma questão de liderança.

– Tenha convicções – A verdadeira marca de um líder é o que ele/ela faz quando as coisas não estão indo bem. Agir em nome da conveniência é o que mais se vê em alguns executivos. E quantos que já me deparei nessa vida. Bons líderes são aqueles que agem por aquilo que acreditam e agem com convicção. Podem não vencer sempre, mas você sabe onde eles estão e o que eles estão representando.

Você é reconhecido como que líder?

Um abraço e até a próxima…


0.00

2 thoughts on “Qual sua marca como líder?”

  1. Excelente matéria, parabéns!
    Como sugestão, gostaria de ler uma matéria falando sobre as pesquisas de valores das organizações. O quanto realmente são verdadeiras? O quanto o RH se importa, o quanto o funcionário da valor, quanto as respostas são dadas com o emocional ou com a razão. Acho que é uma boa discussão, não acham? Abs.

    1. Olá Christian, obrigado pelo comentário e pela ideia de pauta.

      Estamos preparando uma pesquisa exatamente sobre esse tema. Sairá essa semana e em breve veremos se as pessoas dão valor tanto para as pesquisas de valor, quanto para as empresas que são consideradas as melhores empresas para se trabalhar. Abração

Deixe uma resposta para Christian cunha Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *