Seu chefe nunca está satisfeito com os resultados?

Tenho conversado muito aqui com alguns colegas da área de Recursos Humanos sobre a liderança nas organizações e naturalmente, como em todo o mundo, sempre nos deparamos com aqueles gestores que ainda não estão preparados para largar algumas tarefas e impactam diretamente na produtividade dos funcionários.

E o que quero trazer aqui foi a minha última discussão com um grupo de líderes de diferentes empresas de NY sobre “micromanagement“.

Quem já passou pela experiência de ter trabalhado sob uma micro gestão sabe o quanto as pessoas ficam irritadas, estressadas e completamente desengajadas.

Mas como identificamos que estamos de frente com um gestor com esse perfil?

Achei algumas dicas que a Harvard Business Review trouxe em uma de suas publicações, onde ela fornece uma lista útil que ajuda a identificar o comportamento de um gestor fazendo uma micro gestão. Aproveite para checar se você, seu atual chefe ou algum outro gestor se comporta assim:

  • Nunca está satisfeito com os resultados
  • Muitas vezes sentem-se frustrados porque teria feito a tarefa de maneira diferente
  • Debruça em cada detalhe e demonstra orgulho e/ou irritação em fazer correções
  • Quer saber onde cada membro da equipe está e o que estão fazendo de maneira constante
  • Pede frequentes atualizações aos membros da equipe de como estão indo as coisas

Normalmente, pessoas com essas características tendem a ser apaixonadas e dedicadas ao trabalho, não tem hora para sair no seu dia a dia e é muito focado em ótimos resultados.

Isso aliás, acaba gerando um outro problema – pois como trazem resultados satisfatórios, os líderes que estão acima acabam não intervindo no comportamento, porém os subordinados é que acabam sofrendo e a área ficando desgastada.

Uma boa saída para esses casos é pedir feedback constante para os reportes diretos e caso perceber que realmente tem agido assim, não ficar criando desculpas achando que a equipe ainda não está preparada para entregar o resultado ou que na sua área nada pode sair errado.

E caso você tenha um gestor assim que não percebe sua maneira micro de gerir, não deixe de ter uma conversa honesta e mostrar que ele pode confiar mais no trabalho e nos resultados que você irá entregar.

Em tempos de crise, o que mais as organizações precisam é de resultado e produtividade de todos e não apenas de um, não é mesmo? E mais, ninguém merece um chefe assim!

Um abraço e até a próxima…

 

Crédito de imagem: theqnote.com

 

 

 

 


0.00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *